2006-12-27

Devo eu rir para não chorar?

No passado fui criticado por ler o Correio da Manhã e ainda mais por comentar textos desse jornal no blog em que escrevia. Passados dois anos continuo a ler o Correio da Manhã - porque é o que existe no café e porque a faca e o alguidar ajudam a distraír - e volto a comentar um texto seu num blog... agridam-me!
.
Falo do caso de Tatiana, mãe solteira aos 12 anos. Não só ela, mas toda a sua família, ou melhor as mulheres da sua família, despertaram a minha atenção por razões um pouco estranhas. É verdade que o corpo feminino pode estar apto para a reprodução bastante cêdo, tal não quer dizer que tenha que o fazer... a cultura dos povos e o uso das sociedades tem relegado para um pouco mais tarde os deveres da maternidade, chamando aos casos mais 'precoces' de gravidêz na adolescência.
.
Tatiana, foi mãe com apenas 12 anos, diz não saber qual dos dois namorados que tinha ao mesmo tempo é o pai da criança. Foi ter com o que teve mais vezes relações com ela para que este assumisse a paternidade (afinal, ser-se pai de um filho é uma questão de probabilidades pois, quanto mais vezes o cântaro vai à fonte, mais hipóteses tem de se partir!), mas este não o fez. Virou-se então para o 'dador' secundário e este assumiu, requerendo um teste de paternidade, só para ver se era mesmo ele o felizardo!
.
O problema não está só na Tatiana, está no facto de a sua avó ter sido mãe aos 16 e a sua mãe, Sandra Rijo, aos 14. É preocupante ver que nesta família cada geração é dois anos mais precoce que a anterior. A continuar assim, será que a jovem Carolina (não, não é a Salgado) vai ser mãe aos 10 anos???
.
Esta é uma família estranha, em que a Bisavó tem 42 anos, a avó 26, a mãe 12 e a neta 3 meses... se Carolina tiver um rebento aos 10 anos, vamos ter uma trisavó com 52 anos, uma bisavó com 36 e uma avó com 22... será que se continua a pensar que a educação sexual nas escolas só serve para 'lhes ensinar como é que se faz'? Pessoalmente acho que 'eles' já sabem como é que se faz... faz falta educar para viver responsavelmente aquilo que 'eles já sabem', faz falta educar para os afectos...
.
Aos doze anos uma rapariga deve ser somente mãe de um nenuco.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

ahahaha se calhar eventualmente essa "avózinha" de 42 anos, em relação à miuda de 12, provavelmente essa "senhora" até pode ter uns pais mto mais velhos, quem sabe se a bisavó da miuda, mãe da sua avózinha, não terá 81 anos e o pai 85?! Se calhar a primeira da geração a ter filhos assim tão jovenzinha (aos 16 anos)terá tido uns pais mto mais velhos!!! E q se tenham casado ai com 27, 30 anos (tarde para essa geração), e eventualmente poderão ter tido um filho ou 2 antes dela, e ela ser a mais nova, mas mesmo assim já depois de se terem casado com mais de 27, 28 e/ou 30 quem sabe!!!! pode ser uma teoria bem válida!!!! Até pq assim como assim, pode bem haver assim situações de extremos!!! Sim, pq pode mto bem haver assim extremos nessas "arvores genealógicas", já pensaram?!