2006-11-06

Mr. So Damn Insane!


Saddam foi condenado à morte por enforcamento por um tribunal iraquiano, algo que não aconteceria no Tribunal Internacional, onde a pena máxima é a prisão perpétua. Politiquices à parte, tal como disse Milosevic, trata-se de uma justiça de vencedores, nada que Saddam não fizesse com os seus oponentes... provando que a diferença entre ditadura e democracia (entendida como ditadura das maiorias) não será assim tanta em certos casos.
.
Ao dependurar o Saddam estão a livrar o mundo de um ditador... tantos outros ficam por aí... por outro lado estão a livrar os iraquianos da possibilidade de Saddam retomar o poder num qualquer volte face da política lá da terra... não acaba com as divisões internas da população.
.
Outras penas se propunham para o so damn insane Saddam...
.
Prisão perpétua... ficava como exemplar de museu para os que se aventurassem a seguir o seu caminho terem por exemplo.
.
Fuzilamento... ele bem quis, tal como Freire de Andrade em 1817, mas, tal como este, não teve direito... o que para este seria justo - pois era militar - mas para Saddam não seria, pois só se vestia de militar.
.
Enforcamento... por outras partes do corpo... é melhor não... caso ele seja fetichista poderia ser considerado prazer...
.
Justiça popular... não se conseguiria prever o modo de execução... poderia ser fuzilado e pendurado de cabeça para baixo em Roma, como o beiçolas Italiano em 1945, ou simplesmente fuzilado como os Causesco em 1989.
.
Uma tão grande panóplia de mimos que podem ser dados ao homem que mais contribuiu para a reeleição de Bill Clinton...
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nem mais...
;-)