2007-03-27

A Lição de Salazar

Muito se fala da vitória de Salazar no triste show da RTP do maior tuga da história dos tugas. Por mim, vejo aspectos bastante positivos na sua vitória. Ao contrário do que se pode dizer para aí, acho que foi para isto que se fez o 25 de Abril, afinal, foi a primeira vez que Salazar ganhou uma eleição livre! Isto retira toda a base de sustentação a uma ditadura. Se o ditador ganha livremente as eleições, porquê recusa-las?
.
Independentemente do que se pense da actuação política e do regime que representa, Salazar teve, tem e terá um papel de vital importancia na história deste país. Quem o recusa ou não percebe de história ou tem a vista turva de preconceitos políticos. Apesar de não ser adepto da dita velha senhora, não posso deixar de o reconhecer como um grande governante do estado português, como uma pessoa que tinha ideais fortes e que tinha sentido de estado. Avaliações de índole mais 'qualitativa' devem ser deixadas de lado quando se quer ver somente o homem, para mais porque o Estado Novo foi Salazar durante muito tempo, mas não foi somente Salazar. Prova disso é o malogro da Primavera Marcelista...
.
Ideologias à parte, tal como Cunhal, Salazar tinha ideias muito próprias do que queria para Portugal e do que pensava ser melhor para ele. Salazar conseguiu impor os seus ideais, pois encontraram eco na sociedade durante algum tempo e indiferença durante o restante tempo que durou 'a longa noite' dita 'do Fascismo em Portugal'. Ao contrário de Salazar, os ideais de Cunhal não encontraram eco senão numa faixa populacional que, embora muito activa (hoje cada vez menos devido à idade), não era representativa do todo, os restantes olharam para trás e não se quiseram meter noutra alhada semelhante à que tinham escapado recentemente.
.
Embora sejam os dois figuras de extrema importância no séc. XX português, penso que nem um nem outro merecia a posição de destaque que alcançou na final do referido show televisivo. Um primeiro e um segundo lugar são exagerados para uns tipos que estam para a história de Portugal como o minuto 87 está para um jogo de futebol. A história de Portugal não é só séc. XX e há figuras bem mais decisivas que Cunhal que nem sequer ficaram no top 10.
.
(to be continued)

3 comentários:

Anónimo disse...

Salazar ganhou a eleição dos Grandes Portugueses com 41% dos votos. Como democratas que somos, temos que aceitar o resultado.

Daniela disse...

vejam o xapreto.blogspot.com

Anónimo disse...

eu concordo !

Salazar foi uma pessoa mt importante, por mais mal que ele tenha feito ele foi o único que conseguiu mudar o rumo de portugal e talvez o primeiro presidente a falar verdade e a adimitir que se teria de fazer um grande esforço e que se teria de abdicar de bastantes coisas!
Mas, quem sou eu, apesar da minha opinião tenho apenas 11 anos e na verdade n presenciei tudo aquilo, por isso... quem sou eu para julgar opiniões??